domingo, 7 de março de 2010

A Natureza Musical nas Obras Matemáticas


Mozart, Beethoven, Bach, Vivaldi entre outros tantos compositores enriquecem a alma humana com suas lindas obras musicais. Entretanto uma bela canção começa mesmo com uma boa matemática. As notas musicais, seus tempos e escala obdecem regras matemáticas muito bem definidas e que auxiliam no processo criativo e memorizável delas. Quem diria que podem escrever música? Como escrever algo que simplesmente se ouve? Parece, à primeira vista, difícil de se conceber, mas é justamente o que ocorre com as chamadas partituras.

Mais além ainda  vai o imaginário humano: Compondo  ele trancede a nobre capacidade de apenas nascer, crescer, se "desenvolver", envelhecer e morrer. Ela recria um sentimento que se concebe dentro da alma, vai crescendo e assumi um papel totalmente fora da vidinha que muitos têm por aí, ele sabe, neste momento, que viver é uma arte e viver bem, a mais bela das artes e que esta pode ser conhecida mediante uma bela cançao ouvida e tocada!


A construção das músicas são mais complexas do que se pode supor com uma pequena observada. Embora muitos tenham talento nato para criar e recriar, há tanto nas melodias ainda por se descobrir que se torna inesgotável as possibilidades de mais criações. Se valendo disso muitos matemáticos ao longo da história se beneficiaram do teor musical para inspirarem-se em suas obras, isto é, em suas descobertas numéricas. Um deles foi o grande físico Abert Einstein que amava tocar e ouvir violinos entre outros instrumentos de música clássica. Também vale destacar que foi um grande matemático, Pitágoras, um dos pioneiros no estudo dos tempos musicais

Interessnate que os matemáticos dizem que Deus fala por números, mas os músicos dizem que Deus se faz ouvir por músicas e não por palavras, nem muito menos por números. Não obstante o que se observa é que ambas áreas do cohecimento, apesar de possuirem definições distintas, por muitas vezes esbarram em algo incomum. Em outras palavras a música constituir-se-ia numa forma musical de números, ou a matemática numa forma numérica musical. O fato é que a Teoria dos Números e dos Conjuntos Numéricos auxiliam os músicos no entendimento de sua arte; sequencias como a de Fibonacci são intrínsecas e a Razão Divina também encanta os criadores de melodias. De fato esta é abstrata, mas nada é tão abstrato quanto à própria matemática, afinal de contas ela é concebida no ventre do cérebro de alguém e provoca tamanho prazer e bem estar quanto a qualquer beijo ou sensação agradável. 

Há uma razão para existir ambas as ciências - Matemática e Música - talvez para explicar o funcionamento do Universo, quiçá desvendar os mistérios do cérebro, ou também apenas simplesmente deixar a vida dos mortais humanos com mais sentido e agradável de se viver!

Escuta aí essa bela Canção, o Canon

Matemática: Arte das Trevas?

Tudo começou quando há um certo tempo um amigo de faculdade chegou em sala de aula totalmente maravilhado com um pequeno comentário de um de seus alunos. Ele foi surpreendido pelo pequeno com uma pequena e desconcertante pergunta: "Ei, você que é o Professor das Artes das Trevas?"

Bem pode ser que a maioria das pessoas não chegue a tanto como o garoto, mas certamente também compartilham com ele o mesmo espírito desbravador dessa que é realmente uma ciência oculta e perigosa e que ensina a os homens a pensarem por si , construirem um futuro melhor e a tornar mais gratificante e facilitadora a vida.

Aqui serão tratados assuntos referentes à matemática, ao seu dia-a-adia, leitor, ao seu cotidiano, inter-nauta, à sua sede de descoberta, curioso, à todos aqueles amantes da Ciência das "Artes das Trevas". Não tenham medo do nome, é parte do homosapiens temer do desconhecido e apenas caminhamos em direção ao entendimento da matemática e a uma nova visão de mundo.

À todos sejam Bem Vindos!

A Evolução das Perguntas

A Evolução das Perguntas
Homem aprendendo a fazer fogo e a contar