sábado, 16 de fevereiro de 2013

Diálogo Sobre a Matemática e Sua Imortalidade: Um Momento de Reflexão

*"E quem irá dizer que existe razão?"


Os números vêm bem antes do mundo e seria capaz de também dizer que vieram bem antes do Universo. Não falo aqui do sistema numérico atual, nem de anteriores, mas da alma dos números, sua essência, seu coração. Falo do raciocínio dedutivo e em como transformar símbolos em significados TÃO PROFUNDOS que só entendemos bem quando estudamos numa faculdade ou levamos anos fazendo isso estudando livros.

Em outras palavras podemos inventar qualquer sistema numérico, desde que estes obedeçam a certas verdades que criamos - os axiomas. Seja pelo sistema indo-arábicos, seja até mesmo pelo sistema Romano, qualquer sistema que se preze usaria uma base que sustentaria todo o resto, todas as outras “verdades” à partir daquela “verdade” inicial dada. Foi assim que nasceu a matemática, não por números, mas pelo significado que estes têm na mente humana. Ou você acha que 2 + 2 = 4? Isso é verdade? Bom, depende do contexto meu amigo, sim, depende de que universo estamos falando, i.e., de que espaço ele vive. Além disso, imagine bem, o que aconteceria se um extraterrestre visse essa simples equação. Ele a entenderia? Sim, muitos diriam. Mas até que ponto isso é verdade? Verdade se ele fosse versado em nosso sistema numérico! Pense bem, não é que ele não saiba matemática, na verdade, como muitos dizem, a língua do Universo é a matemática, mas é que ele não conhece o significado do desenho. Desenho? Sim, um desenho tal qual os homens das cavernas faziam, ou seja, a matemática é uma língua e os matemáticos nada mais que são tradutores dessa língua que usam esses símbolos para passarem a suas ideias.

Ora, mas eles, os matemáticos, pensam em termos gerais e não em termos locais. Eles não querem saber se esse “2 + 2 = 4” dá certo na padaria, ele quer saber se ele dá certo em qualquer situação, ou, pelo menos, em que situações. Assim nascem os teoremas, os lemas, os corolários e assim vai... Nasce também os Universos e suas dimensões, a casa de certos números. Por exemplo: Onde vivem os números Naturais? Eles vivem na casa dos Números Reais. E ondem vivem então o z = 2 + 2i? Bem, esse vive na casa dos Números Complexos, que digamos, é como se fosse a quadra em que se encontra essa casa e que resta-nos ainda a descobrir o que vive no Condomínio inteiro, o que vive na cidade, no estado, no planeta!

Ufa! É muita coisa hein! Entretanto, pare! Pense! Até que ponto isso é verdade? Até o ponto em que você aceitar isso como verdade mediante as provas que se farão através de demonstrações que se utilizarão daquelas “verdades” iniciais que você considerou como verdadeiras. E o resto, como os teoremas, os lemas, todas aquelas invenções de equações, x, y e etc. e tal? Bem, o resto vem delas. São as implicações, as consequências imediatas ou não dos axiomas. Nascem também algumas certezas que não são provadas, mas que se esperam que o sejam, assim são as conjecturas, que podem ser válidas ou não.

Amigão é assim que funciona a matemática, os números! Você acha que eles terão fim? A humanidade pode até se extinguir, a Via Láctea e todos os seus planetas e estrelas, mas enquanto houver vida inteligente em algum lugar no espaço, em alguma dimensão, sempre haverá matemática, mesmo até quando não houver mais nada, pois o nada é o “0” (zero) em pessoa!


"E quem irá dizer que não existe razão?"
*(RUSSO, Renato)






Matemática: Arte das Trevas?

Tudo começou quando há um certo tempo um amigo de faculdade chegou em sala de aula totalmente maravilhado com um pequeno comentário de um de seus alunos. Ele foi surpreendido pelo pequeno com uma pequena e desconcertante pergunta: "Ei, você que é o Professor das Artes das Trevas?"

Bem pode ser que a maioria das pessoas não chegue a tanto como o garoto, mas certamente também compartilham com ele o mesmo espírito desbravador dessa que é realmente uma ciência oculta e perigosa e que ensina a os homens a pensarem por si , construirem um futuro melhor e a tornar mais gratificante e facilitadora a vida.

Aqui serão tratados assuntos referentes à matemática, ao seu dia-a-adia, leitor, ao seu cotidiano, inter-nauta, à sua sede de descoberta, curioso, à todos aqueles amantes da Ciência das "Artes das Trevas". Não tenham medo do nome, é parte do homosapiens temer do desconhecido e apenas caminhamos em direção ao entendimento da matemática e a uma nova visão de mundo.

À todos sejam Bem Vindos!

A Evolução das Perguntas

A Evolução das Perguntas
Homem aprendendo a fazer fogo e a contar