domingo, 20 de abril de 2014

De Einstein a Heisenberg

Nada melhor do que um pequeno PARADOXO em POR ENQUANTO


"Mudaram as estações, mas nada mudou,
(...) 
Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era para sempre, sem saber que O PRA SEMPRE, SEMPRE ACABA" [Renato Russo]


É por isso que existe o pra SEMPRE, mesmo que SEMPRE ele acabe
Por falar em paradoxos, parece mesmo que nossa vida vive cercada deles: Não é somente o "pra sempre que sempre acaba", mas também um "nunca diga "nunca" ", "é proibido proibir", "toda regra tem sua exceção" e por aí vai...

"Tudo tem um começo", afirmariam alguns. Acreditamos no infinito grande, e também no infinito pequeno, mas quando nos perguntamos quem originou todas as coisas teimamos em aceitar que algo, ou alguém NUNCA nasceu.
Em matemática existe um tipo de prova que se chama "Prova por redução ao absurdo!". É um tipo de demonstração que se dá pedindo ao leitor que aceite uma ideia absurda, de algo comprovadamente falso, mas que mesmo assim ele pede que aceite como verdade. Depois de um conjunto de argumentos a favor, no final ele chega a uma contradição, comprovando que o tinha dito anteriormente é mesmo falso, do contrário aquele negócio lá que ele chegou também seria verdade, mas é um absurdo, pois sabíamos desde o começo que a suposição inicial era falsa.
Pois bem: Aceite que realmente "tudo tem um começo". Então alguém criou o "começo", e antes do começo ser criado, alguém criou quem criou o começo, e assim vai, sucessivamente... Ora, mas não tem jeito, vai ter que chegar a alguém que originou a todos os começos. Alguns chamam isso de DEUS, outros chamam de ACASO. Particularmente não acredito que ACASO crie alguma coisa, mas o propósito deste texto é a discussão sobre os vastos PARADOXOS que vivenciamos todos o dias e não nos damos conta. Da quantidade de verdades dúbias que existem, tal como o gato de Schrödinger, um morto vivo. Sim, um morto vivo! Antes de abrir a caixa com dispositivo que pode matá-lo na hora se ele mexer, um observador do lado de fora jamais saberá se o gato morreu ou ainda está vivo. Então alguém com uma inteligência brilhante afirmou que o gato assumiria duas verdades: está morto e vivo ao mesmo tempo! E o pior de tudo é que esse alguém inteligente não está errado!!! Se ele estiver errado, qual a sua opinião, leitor, o gato está vivo ou morto dentro da caixa, se você não pode abrir para ver?
Não se incomode com assuntos tão triviais como esse, afinal um "nunca diga nunca" nunca pode ser verdade, né? Ops! Tem gente que acredita em "homenzinhos verdes" andando entre nós, que existem outros seres, mas se esquecem que o mais importante não é se existem outros seres, mas se a "verdade" existe, ou quantas verdades tem? Ou quais existem? Esse ser "verdinho", se quiser ser presente na escala da vida, se perguntará a mesma coisa e, como nós, teria apenas um corpo diferente, mas o mesmo espírito desbravador de uma verdade que por vezes veste-se de mentira. De fato um "pra sempre sempre acaba" perpetua algo que acaba... rege o encontro de duas retas no infinito, faz o casamento delas e nos dão, como filhos, um mundo bizarro, cheio de loucuras que as pessoas passam por cima sem perceber. É a Pedra do Gênesis Raul Seixas?
Entendam uma coisa: existem verdades por aí que se contradizem, não tem jeito! É o CAOS que produz a ORDEM.

Matemática: Arte das Trevas?

Tudo começou quando há um certo tempo um amigo de faculdade chegou em sala de aula totalmente maravilhado com um pequeno comentário de um de seus alunos. Ele foi surpreendido pelo pequeno com uma pequena e desconcertante pergunta: "Ei, você que é o Professor das Artes das Trevas?"

Bem pode ser que a maioria das pessoas não chegue a tanto como o garoto, mas certamente também compartilham com ele o mesmo espírito desbravador dessa que é realmente uma ciência oculta e perigosa e que ensina a os homens a pensarem por si , construirem um futuro melhor e a tornar mais gratificante e facilitadora a vida.

Aqui serão tratados assuntos referentes à matemática, ao seu dia-a-adia, leitor, ao seu cotidiano, inter-nauta, à sua sede de descoberta, curioso, à todos aqueles amantes da Ciência das "Artes das Trevas". Não tenham medo do nome, é parte do homosapiens temer do desconhecido e apenas caminhamos em direção ao entendimento da matemática e a uma nova visão de mundo.

À todos sejam Bem Vindos!

A Evolução das Perguntas

A Evolução das Perguntas
Homem aprendendo a fazer fogo e a contar