sábado, 12 de setembro de 2009

A Mãe de Todas as Equações - A Grande Teoria do Século


Durante muito tempo físicos de todo o mundo sonharam com uma teoria que unificasse todas as outras teorias existente, uma espécie de equação matemática mãe, que resumisse em si todas as outras fórmulas existentes. Figuras famosas como Albert Einstein também acreditaram nessa teoria  e empenhou arduamente muitos anos de sua vida na sua descoberta que infelizmente não culminou com sua resolução.
Para quem não está entendendo o que se está dizendo, é o seguinte: Físicos sonham com uma Teoria que possa englobar tudo, uma só equação, ou conjunto de regras que possam explicar todos os fenômenos que ocorre no Universo, desde os cosmológicos a os quânticos.


Quando Isaac Newton desenvolveu suas Três Leis, ele explicou muitos acontecimentos, como o porquê maçã cai, a Lua não cai sobre a Terra, as forças que interagem com a massa e a aceleração por meio da fórmula   F = m.a e afirmou que toda ação produz uma reação de mesma força e sentido contrário, observações essas confirmadas e evidenciadas por experimentos. De certa forma, Eisntein, com as Teoria da Relatividade Geral e Especial também quebrou elos fantásticos da gravitação Newtoniana e a complementou de modo assustador, mas deixou de fora toda a mecânica quântica de outro grande gênio, Heisenberg. Observações efetuadas por Galileu, e os notáveis avanços da  matemática (com o rigor proporcionado e criado por Leonard Euler)  fecundaram  um terreno rico de imaginações e descobertas importantes.
Imagine o leitor uma fórmula capaz de descrever tudo o que ocorre na Terra -o atrito, o som, a luz, os foguetes, a Lua - fenômenos que assumem juntos pelo menos quatro forças fundamentais: gravitação, força nuclear forte, força nuclear fraca e eletromagnetismo, todos juntos. Parece fácil, mas tal desafio consiste num dos maiores mistérios do conhecimento científico humano até o momento. Há quem diga que tal Teoria é impossível, um sonho em vão dos físicos e matematicamente improvável.

Figura 1: Alguns gênios e sua contribuições: Isaac Newton, Albert Einstein, Leonard Euler e Galileu Galilei


Ainda, segundo modernas teorias, o Universo assumiu uma cara multi facetada, já que a Teoria das Super-Cordas e subjacentes estão na moda com possibilidade de explicar tudo numa só cartada.
Querendo ou não o sonho dos físicos tem de culminar com uma fórmula matemática elegante, compreensível e constatada. Ela, a matemática, exige rigores extremos e não admite "achismos", sendo, portanto, uma poderosa ferramenta a favor de quem deseja a "verdade" do Universo. Pode parecer trivial e sem sentido, mas recentemente um grupo de 18 matemáticos e cientistas de informática resolveram, ao longo de 4 anos com o recurso de um monstruoso computador, uma estrutura matemática secular.

O que impressionou foi que a tal estrutura, a E8 (pertencente ao grupo de Lie), mostrou-se ser 60 vezes maior que o código genético humano, e absurdamente cobriria, se colocado seus dados na menor fonte de letra, toda a área de Manhattan, nos Estados Unidos. O que isso tem a ver com a Teoria do Tudo? Estudiosos afirmam que a descoberta da solução desse intrigado problema matemático pode sugerir uma luz de maior intensidade das idéias modernas, isto é, sua descoberta possui vastos campos de atuação e cabe a os cientistas descobrirem as razões, sem falar que a tal da E8 abriga cerca de 248 dimensões. Para se ter uma idéia no mundo "real" só pode ser visto três dimensões, e uma quarta dimensão, que apenas as equações sugerem haver. É impossível, até o momento, de se visualizar, sendo extremamente complicado só pensar, imagine de se ver!


Figura 2: E8, estrutura matemática do Grupo de Lie com 248 dimensões
  


Muitas das atuais teorias se baseiam em  várias dimensões, além das três + 1 conhecidas, o que pode acarretar numa soma de dados, provenientes da E8, que possa ajudar nessas descobertas, um avanço incalculável!

2 comentários:

Ana Isabel disse...

Comenta a frase:"A matemática é a mãe da informática".

Anônimo disse...

Professor Marquinhos a adorei o blog realmente a matemática é poderosa e está presente em nossas vidas.

Matemática: Arte das Trevas?

Tudo começou quando há um certo tempo um amigo de faculdade chegou em sala de aula totalmente maravilhado com um pequeno comentário de um de seus alunos. Ele foi surpreendido pelo pequeno com uma pequena e desconcertante pergunta: "Ei, você que é o Professor das Artes das Trevas?"

Bem pode ser que a maioria das pessoas não chegue a tanto como o garoto, mas certamente também compartilham com ele o mesmo espírito desbravador dessa que é realmente uma ciência oculta e perigosa e que ensina a os homens a pensarem por si , construirem um futuro melhor e a tornar mais gratificante e facilitadora a vida.

Aqui serão tratados assuntos referentes à matemática, ao seu dia-a-adia, leitor, ao seu cotidiano, inter-nauta, à sua sede de descoberta, curioso, à todos aqueles amantes da Ciência das "Artes das Trevas". Não tenham medo do nome, é parte do homosapiens temer do desconhecido e apenas caminhamos em direção ao entendimento da matemática e a uma nova visão de mundo.

À todos sejam Bem Vindos!

A Evolução das Perguntas

A Evolução das Perguntas
Homem aprendendo a fazer fogo e a contar