quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Fantástico Euler


Leonard Euler foi um notável matemático suíço que viveu no século XVIII. Autor de mais de 886 trabalhos matemáticos, foi ele quem deu  origem às atuais formas de escrever as funções em f(x), o número Pi, redescobriu o Phi, as formas complexas, as raízes de graus n>3, implementou, aprimorou e descobriu os Número de Euler, Números Eulerianos, Fórmula de Euler, é considerado o pai da análise matemática, sendo importante com notáveis contribuições nos campos da física, astronomia, música, matemática e engenharia.



Figura 1: Leonard Euler


Um gênio completo que a os dezessete anos alcançou seu mestrado e tinha aulas nada mais nada menos que com Johannes Bernoulli. A os dezenove anos recebeu uma menção honrosa por uma solução de um problema proposto pela Academia de Paris e mais tarde ganhou seu primeiro prêmio nesta mesma academia 12 vezes. Tinha uma memória fora série: Recitava a famosa Eneida de cor, e numa ocasião entre uma pequena disputa de alguns de seus pupilos, calculou de cabeça até a  quinquagésima casa decimal do número de euler. Ver abaixo a posição do número que ele calculou de cabeça:

2.71828182845904523536028747135266249775724709369995

Mesmo depois de cego continuou produzindo e metade de suas contribuições científicas deu-se nesse período.

OBRAS

A obra euleriana é tão vasta que mesmo 50 anos após a sua morte, a Academia de São Petersburgo continuava a publicar alguns de seus artigos que ainda estavam engavetados. Com uma média assombrosa de cerca de 800 páginas por ano durante toda a sua vida, mesmo depois de cego, conseguiu contribuições notáveis. Veja alguma delas:




=> Notação Matemática


A matemática possui uma linguagem simples, mas como qualquer forma "lingüística" necessita de que seja conhecida para maior entendimento coletivo. Alguns dos mais usados termos matemáticos fora introduzido por esse gênio, como:



* O símbolo "e" da base dos logaritmos neperianos.


* O símbolo para   π (pi) ,designa a razão entre a circunferência e o diâmetro do círculo


* O símbolo "i", para denotar a unidade imaginária do Corpo dos Números Complexos


* Letras minúsculas como a, b e c, para representar os lados de um triângulo e letras maiúsculas como A, B e C para representar os seus ângulos opostos.


Além dessas existem outras infinidades de símbolos criados por Euler para facilitar a vida dos matemáticos. Mas não parou só nisso:




=> Equações


Introduziu equações Notáveis que são usadas nos campos da física, astronomia, engenharia, música, meteorologia e, claro, matemática. Certamente uma das mais notáveis é a expressão abaixo considerada por muitos matemáticos de todo o mundo como a equação mais linda dentre toda a matemática:

Considera-se tão linda tal equação por poder resumir, numa só expressão, os principais fundamentos matemáticos, como o "e", base dos logaritmos neperianos, o "i", representando os imaginários do Corpo dos Complexos, o pi, representando a geometria, o 1 e o zero representando a aritmética com o sinal de igualdade, unindo tais áreas. É vital saber que o número de euler é irracional, isto é, não pode ser escrito na forma p/q, quando q diferente de zero. Em outras palavras, um número irracional não pode ser escrito em forma de fração, mas isto não quer dizer que não possa ser calculado.


Aqui estão algumas de suas criações: Introductio in analysin infinitorum; Institutiones calculi differentialis; Institutiones calculi integrali; Theoria motus corporum solidorum seu rigidorum; Mechanica; Letters to a German princess, além das Teorias da adição de séries; teorema das pontes de Königsberg.


Contribuições na Trigonometria, geometria, análise, equações diferenciais, e teoria dos números bem como física, química e astronomia forma esse gênio numa verdadeira lenda humana! Euler foi prodigioso, gênio, uma mente aguçada e anos luz à frente de seu tempo. Certamente uma das figuras que merecem respeito na Comunidade Científica, na matemática e na mente das pessoas.


Nenhum comentário:

Matemática: Arte das Trevas?

Tudo começou quando há um certo tempo um amigo de faculdade chegou em sala de aula totalmente maravilhado com um pequeno comentário de um de seus alunos. Ele foi surpreendido pelo pequeno com uma pequena e desconcertante pergunta: "Ei, você que é o Professor das Artes das Trevas?"

Bem pode ser que a maioria das pessoas não chegue a tanto como o garoto, mas certamente também compartilham com ele o mesmo espírito desbravador dessa que é realmente uma ciência oculta e perigosa e que ensina a os homens a pensarem por si , construirem um futuro melhor e a tornar mais gratificante e facilitadora a vida.

Aqui serão tratados assuntos referentes à matemática, ao seu dia-a-adia, leitor, ao seu cotidiano, inter-nauta, à sua sede de descoberta, curioso, à todos aqueles amantes da Ciência das "Artes das Trevas". Não tenham medo do nome, é parte do homosapiens temer do desconhecido e apenas caminhamos em direção ao entendimento da matemática e a uma nova visão de mundo.

À todos sejam Bem Vindos!

A Evolução das Perguntas

A Evolução das Perguntas
Homem aprendendo a fazer fogo e a contar