sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Entendendo o Teorema de Pitágoras


Reza a história grega de que Pitágoras, na verdade não era um homem comum, mas um deus que teria descido a Terra para ajudar os homens e facilitar sua vida. Quem conhece um pouco de matemática e áreas afins entende que o teorema a ele atribuído é um dos mais lindos e importantes dentro da matemática e é dele que se originaram praticamente toda a trigonometria.




•Seja, pois um triângulo retângulo qualquer de hipotenusa a, e catetos ou lados b e c, como descrito na figura 1



Figura 1


Traçando-se um quadrado de comprimento igual ao de cada lado do triângulo, e dividindo o quadrado do lado c em quatro trapézios iguais, aos quais dois deles, trapézio 1 e trapézio 2, têm lados que se somados resultarão no tamanho da hipotenusa, e se, junto com o quadrado 5, arranjados de modo a uni-los, encaixarão perfeito no quadrado do lado a (hipotenusa). Assim, unidos e somados resultarão no famoso Teorema de Pitágoras, como pode ser visto na figura Figura 2:


Figura 2

Pode-se notar que as figuras formadas nos quadrados de lados b e c cabem perfeitamente no quadrado de lado "a", que é a hipotenusa. É justamente igual à soma dos quadrados dos catetos - O famoso Teorema de Pitágoras: a² = b² + c²

Nenhum comentário:

Matemática: Arte das Trevas?

Tudo começou quando há um certo tempo um amigo de faculdade chegou em sala de aula totalmente maravilhado com um pequeno comentário de um de seus alunos. Ele foi surpreendido pelo pequeno com uma pequena e desconcertante pergunta: "Ei, você que é o Professor das Artes das Trevas?"

Bem pode ser que a maioria das pessoas não chegue a tanto como o garoto, mas certamente também compartilham com ele o mesmo espírito desbravador dessa que é realmente uma ciência oculta e perigosa e que ensina a os homens a pensarem por si , construirem um futuro melhor e a tornar mais gratificante e facilitadora a vida.

Aqui serão tratados assuntos referentes à matemática, ao seu dia-a-adia, leitor, ao seu cotidiano, inter-nauta, à sua sede de descoberta, curioso, à todos aqueles amantes da Ciência das "Artes das Trevas". Não tenham medo do nome, é parte do homosapiens temer do desconhecido e apenas caminhamos em direção ao entendimento da matemática e a uma nova visão de mundo.

À todos sejam Bem Vindos!

A Evolução das Perguntas

A Evolução das Perguntas
Homem aprendendo a fazer fogo e a contar