quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mulher Matematicamente Perfeita


Nunca a matemática chegou a tamanho absurdo como o de agora, ao ponto de desvendar os segredos do belo e do bonito. Já era conhecido entre os matemáticos as famosa simetria, que padroniza alguns modelos de objetos e os tornam atraentes, mais vistosos a os nossos olhos.
Como se não bastasse eles descobriram como colocar essa "forma divina" nos seres humanos e o resultado pode ser visto abaixo.
Na foto, à esquerda, está a belíssima Jessica Alba, escolhida pelas equações como uma mulher matematicamente Perfeita e, à direita, um protótipo gráfico do que seria essa mulher.



Observando mais próximo é perceptível que a mulher gráfica, construída com bases em equações e simetrias, até que se aproxima da modelo ao lado, certo? Ah, nada mal para uma gatinha gráfica, não acham?!
Como esses malucos chegaram a essa brilhante conclusão? Através da fascinante Proporção Divina.

A proporção divina foi estudada pelos gregos, em especial pelos pitagóricos e trazia relações assombrosas entre as medidas de um triângulo equilátero, seus ângulos, um certo retângulo, mais tarde chamado de Retângulo Dourado, e, curiosamente também presente nos seres humanos. Esta última descoberta cabe mais à genialidade de Leonardo da Vince, que verificou que certas medidas divididas por outras do próprio corpo correspondiam, miestriosamente, nas mesma razão dourada que deixavam perplexos os pitagóricos.

Basta atentar para as medidas:

  1. A altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão.
  2. A altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça.
  3. A medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax.
  4. A medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo.
  5. O tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta.
  6. A medida da dobra central até a ponta dividindo o da segunda dobra até a ponta.
  7. A medida do seu quadril ao chão e a medida do seu joelho até ao chão.
  8. A medida do cotovelo até o pulso e a medida do seu pé
Todas resultam no assombroso número Phi = 1,61818... Pegue a régua e confira sua beleza! Cuidado se as equações dizerem o contrário, as EQUAÇÕES NUNCA ERRAM!

É curioso que as belas formas da Alba se aproximem bem dessa razão, afinal quanta beleza hein! Ora, o rosto do Tom Cruz também passou no teste meninas, para a honra de suas visões cegas! Vamos dar mais uma olhadinha e ver se as equações estão mesmo corretas?

Um belo rosto, não! Quer dizer então que passou aqui uma régua e nos disse isso? Claro que não! O número Phi é surpreendente por esta razão, isto é, por sempre estar presente nas formas que mais são vistosas a os nossos olhos. O que os matemáticos fizeram foi formalizar e provar por "A" + "B" o que os nossos olhos já sabiam.

Isso daria uma boa e atrativa discussão filosófica do assunto e traria a matemática aos olhos e ouvidos do povo, como qualquer outra disciplina escolar, mas agora com admiração, respeito e devidamente no seu posto honrado da Rainha das Ciências.


Não somente o rosto da Jessica passou no teste, mas o inteiro quadro de Da Vince, Monalisa, também está dentro desses padrões divinos.


Tem gente que realmente duvida de que esses padrões são mesmo corretos, mas para esses vale lembrar que o conceito de beleza é mais que um determinado padrão, é questão de gosto também, experiências que se vivenciaram e com que olhos se está observando e analisando. A matemática pode mostrar a estética, mas o conteúdo é outra matéria!

Essas proporções anatômicas correspondem, todas elas, ao número Phi, que é aproximadamente 1,61818... e é irracional. Portanto não pode assumir as algemas das frações nem as cadeias dos radicais. Observado não somente em plantas e animais, é estudado na astronomia, economia, física e, claro, nas artes, até então maior beneficiada com o número de Deus, como é carinhosamente apelidado.


Nenhum comentário:

Matemática: Arte das Trevas?

Tudo começou quando há um certo tempo um amigo de faculdade chegou em sala de aula totalmente maravilhado com um pequeno comentário de um de seus alunos. Ele foi surpreendido pelo pequeno com uma pequena e desconcertante pergunta: "Ei, você que é o Professor das Artes das Trevas?"

Bem pode ser que a maioria das pessoas não chegue a tanto como o garoto, mas certamente também compartilham com ele o mesmo espírito desbravador dessa que é realmente uma ciência oculta e perigosa e que ensina a os homens a pensarem por si , construirem um futuro melhor e a tornar mais gratificante e facilitadora a vida.

Aqui serão tratados assuntos referentes à matemática, ao seu dia-a-adia, leitor, ao seu cotidiano, inter-nauta, à sua sede de descoberta, curioso, à todos aqueles amantes da Ciência das "Artes das Trevas". Não tenham medo do nome, é parte do homosapiens temer do desconhecido e apenas caminhamos em direção ao entendimento da matemática e a uma nova visão de mundo.

À todos sejam Bem Vindos!

A Evolução das Perguntas

A Evolução das Perguntas
Homem aprendendo a fazer fogo e a contar